Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

sábado, 24 de abril de 2010

Importância do fracionamento das refeições



Conforme a última enquete do blog, a grande maioria das pessoas referiu realizar 3 refeições ao dia, seguida de pessoas que realizam de 5 a 6 refeições ao dia.
Devido a correria do dia-a-dia, falta de tempo, dificuldade de levar lanches de casa para o trabalho e muitas vezes a falta de opção de alimentos mais saudáveis, muitas pessoas continuam ainda fazendo apenas 3 refeições ao dia, aquelas básicas: café da manhã, almoço e janta. Muitas ainda nem café da manhã tomam, apena comem algo no meio da manhã. Mesmo que se fale muito nas entrevistas dadas por profissionais nutricionistas na televisão, jornais e revistas de que o mais correto é fracionais em 5 a 6 refeições ao dia, percebemos que esse é um hábito bastante difícil de muitas pessoas seguirem.

Para se ter uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental a realização de 5 a 6 refeições ao dia, contemplando café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta, e dependendo da hora da janta e da hora de dormir, é importante a ceia. Mas claro que devemos ter cuidado com as quantidades. Ingerir 6 refeições muito calóricas não adianta nada. Devemos ter equilíbrio em cada uma delas.

O fracionamento das refeições ajuda a diminuir o apetite para a próxima refeição, fazendo você ingerir em menor quantidade e conseqüentemente a diminuir o peso corporal. Também pode melhorar o perfil lipídico, auxiliar na melhora do comportamento cognitivo e do humor, principalmente se o cardápio do dia for aliado à atividade física.

Um exemplo básico de cardápio diário:

Café da manhã: sanduíche com geléia de fruta, ou margarina sem sal com frios magros, com 1 xícara de café com leite ou suco de fruta ou 1 iogurte.

Lanche da manhã: fruta ou 1 iogurte ou algumas biscoitos salgados.

Almoço: 1 a 2 tipos de carboidratos (por exemplo, arroz e batata cozida), feijão, 1 tipo de carne e salada (pelo menos uns 3 tipos).

Lanche da tarde: mesmas opções do lanche da manhã.

Janta: mesmas opções do almoço, porém em menor quantidade ou sanduíche com café com leite, ou iogurte.

Ceia: fruta ou 1 iogurte com granola/linhaça, etc.

Ou seja, uma alimentação equilibrada deve ser rica em frutas, vegetais e cereais, pobre em alimentos gordurosos, pobre em açúcar e rica em líquidos, principalmente água. Certamente você adquirindo uma alimentação como esta e ainda praticar exercícios físicos, você terá muito mais saúde.

Um comentário:

  1. Umm, só de olhar essas imagens no site dá gosto de fazer uma alimentação saudável!
    Também percebo que o funcionamento do intestino melhora muito comendo frutas ou iogurte nos intervalos...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.